"En cualquier lugar que nos sorprenda la muerte, bienvenida sea, siempre que ése, nuestro grito de guerra, haya llegado hasta un oído receptivo, y otra mano se tienda para empuñar nuestras armas, y otros hombres se apresten a continuar la lucha con nuevos gritos de guerra y de victoria”. Che Guevara
Ao ver essa postagem sobre o Campeonato Britânico 2024 (historicamente muito representativo para os jogadores ingleses) lembrei- me de um fato inedito ... Vocês já perceberam que os melhores jogadores da Índia NÃO participam do Campeonato Indiano ??? Não vimos isso com Anand e, da mesma forma, Guki, Pragg, Sarin, Vidit, Leon, Sadwani, Harikrishna e até mesmo Aravindh Chitambaram (que possue rating atual acima de 2700 pontos e já foi Campeão Indiano clássico, rápido e blitz) simplesmente não participam do Campeonato Indiano ! A "potência emergente indiana" coloca seu principal torneio em "segundo plano". Vemos justamente o contrario nos demais países com Xadrez forte. Nos EUA, na China, na Russia, na maioria dos paises europeus o Campenato Nacional é muito valorizado e os melhores jogadores sempre estão envolvidos na competição. OK. Será que os indianos estão certos ? Lembro apenas que os EUA, a China (e a antiga URSS) têm seus campeonatos nacionais uma "mola propulsora" para a consolidação do Xadrez dentro de suas fronteiras. Será que os indianos estão certos, ou nao ?
1 comentario:
Ao ver essa postagem sobre o Campeonato Britânico 2024 (historicamente muito representativo para os jogadores ingleses) lembrei- me de um fato inedito ... Vocês já perceberam que os melhores jogadores da Índia NÃO participam do Campeonato Indiano ???
Não vimos isso com Anand e, da mesma forma, Guki, Pragg, Sarin, Vidit, Leon, Sadwani, Harikrishna e até mesmo Aravindh Chitambaram (que possue rating atual acima de 2700 pontos e já foi Campeão Indiano clássico, rápido e blitz) simplesmente não participam do Campeonato Indiano !
A "potência emergente indiana" coloca seu principal torneio em "segundo plano".
Vemos justamente o contrario nos demais países com Xadrez forte. Nos EUA, na China, na Russia, na maioria dos paises europeus o Campenato Nacional é muito valorizado e os melhores jogadores sempre estão envolvidos na competição.
OK. Será que os indianos estão certos ?
Lembro apenas que os EUA, a China (e a antiga URSS) têm seus campeonatos nacionais uma "mola propulsora" para a consolidação do Xadrez dentro de suas fronteiras.
Será que os indianos estão certos, ou nao ?
Publicar un comentario